Nossa História

História do Sindicato

Sindal-MT; 27 anos de luta na defesa do servidor

O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi fundado em 24 de setembro de 1993. Surgiu em um momento de grande instabilidade do parlamento mato-grossense, no que diz respeito aos servidores deste poder. Salários atrasados e falta de perspectiva no desenvolvimento de suas carreiras profissionais foram uns dos importantes motivos que reforçaram a importância de uma organização sindical dessa importante categoria.

Com uma representação sindical forte e aguerrida, os servidores da ALMT asseguraram importantes conquistas nas últimas duas décadas. A implantação do Instituto de Seguridade Social da ALMT e a Escola do Legislativo Mato-grossense são dois importantes resultados da luta dos servidores através de seu sindicato, o Sindal-MT.

A Implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários para os servidores da ALMT, em 2002, foi outra conquista importante que teve ativa presença do sindicato (hoje, em 2015, o Sindal luta pela sua atualização). A luta pela reposição das perdas provocadas pela URV, que só agora em 2015 começaram a ser pagas aos servidores, foi outra importante e longa luta de várias diretorias do Sindal-MT. Em seus 21 anos de existência, o Sindal-MT já contou com seis presidentes: Maria Helena Caramello, Edson Pepeu, Jocelania (a Nega), professor Ataíde, Leonir e o José Antônio (Zezão), atual presidente do Sindal-MT.

Assessoria do Sindal