Quarta-feira, 05 de Janeiro de 2022, 21h:38

Balanço das Ações

Sindal apresenta ações que foram fundamentais para os servidores em 2021

O presidente do SINDAL, Jovanildo Antonio da Silva resumiu as atividades do sindicato em defesa dos direitos dos servidores da ALMT

Vencemos mais uma etapa da nossa missão a frente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no último ano de 2021. É sabido por todos, as dificuldades de todos os brasileiros no enfrentamento à pandemia da covid-19 e ainda assim, fomos mais fortes juntos e conseguimos alcançar algumas das nossas metas aprovadas em defesa de todos os servidores e filiados ao nosso sindicato. Em 2022, teremos muito o que fazer para mantermos as nossas conquistas e continuarmos na busca de outros objetivos que não foram efetivados. Entre perdas e ganhos consideramos que tivemos saldo positivo nesses últimos 4 anos de luta pelas causas trabalhistas dos servidores.

Em 2021, articulamos com os nossos filiados a realização de diversas reuniões com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para avaliação das propostas dos direitos dos servidores do legislativo, além de aprovarmos pautas importantes, durante as nossas Assembleias Gerais e Extraordinárias, seguindo as regras do Estatuto do Sindal.

Pela internet e de forma presencial, realizamos a posse da diretoria do Sindal, reeleita para o triênio 2021/ 2024 e o apoio dos filiados, conseguimos aprovação de prioridades, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-06), que regularizou a situação dos aposentados e pensionistas. Depois de mais de três anos, finalmente, conquistamos o direito de voltar a ter o pagamento da reposição salarial pela Revisão Geral Anual (RGA), reajustes no auxílio alimentação e o pagamento das progressões dos servidores efetivos. Passamos a compor o Fórum Municipal de debates contra a PEC-32 que propõe o fim dos direitos dos servidores públicos no Brasil e assinamos também, a Carta contra a mesma PEC, durante o 24º Conferência Nacional da Fenale, recentemente, em Mato Grosso do Sul.

Um fator histórico de mais de 20 anos, teve como destaque para os servidores, com aprovação da atualização do Plano de Cargos Carreira e Salários dos Servidores (PCCS) efetivos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que foi aprovado por unanimidade, pelos deputados. O Sindal também se efetivou nos debates previdenciários promovidos pela MTPREV, onde temos assento no Conselho Fiscal da autarquia e passamos a debater o tema como ocorreu, no 9º Congresso Brasileiro de Conselheiros dos RPPSs da ABIPEM, em dezembro do ano passado, em Vitória/ES. O SINDAL acompanhou, sugeriu, argumentou e fez intermediações aos deputados estaduais de Mato Grosso, para aprovação de redução da alíquota previdenciária para os aposentados que recebem até R$ 3.300 e para portadores de doenças graves, que recebem até o teto do INSS.

Além de criarmos a Galeria dos Presidentes do SINDAL, numa justa homenagem aos ex-presidentes, que elaboraram e fundaram o Sindicato em 1993. Podemos afirmar que tivemos um saldo positivo das nossas ações em defesa dos servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Presidente: JOVANILDO ANTONIO DA SILVA